“Showmício” marcado para este sábado pode resultar em multa de R$ 100 mil para pré-candidato em Maringá
Imagem ilustrativa

A Justiça Eleitoral em Maringá determinou que um pré-candidato a vereador promova adequações em um evento previsto para ocorrer neste sábado (13), no Centro de Tradições Gaúchas, de modo a evitar a realização de propaganda eleitoral antecipada. A decisão liminar responde a representação eleitoral da 20ª Promotoria de Justiça do município, que apontou que o evento caracterizaria um “showmício”, proibido pela legislação eleitoral.

No calendário do pleito deste ano, a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 16 de agosto. Conforme apurou o Ministério Público, o pré-candidato, que atualmente exerce mandato na Câmara Municipal, vem promovendo em suas redes sociais ampla divulgação da festividade, anunciada com entrada livre, atrações musicais e barracas de comidas com distribuição gratuita.

Entre as medidas que devem ser adotadas pelo pré-candidato estão a desvinculação de seu nome da festividade, com a imediata retirada de propagandas nas redes sociais. O descumprimento pode resultar na aplicação de multa de R$ 100 mil.