Simepar confirma tornado em Santa Maria do Oeste durante temporal

Fenômeno foi classificado como F1, com ventos de até 120 km/h

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Defesa Civil do Paraná

A frente fria que atingiu o Paraná entre domingo (21) e segunda-feira (22) provocou estragos em várias regiões do Estado. Após análise de imagens aéreas e de radar, o Simepar confirmou que parte da destruição em Santa Maria do Oeste, na região central, foi causada pela passagem de um tornado categoria F1.

Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, os padrões de destelhamento e a queda de árvores em direção convergente confirmaram a ocorrência do fenômeno, registrado por volta das 2h de segunda-feira. Pela Escala Fujita, um tornado F1 apresenta rajadas entre 117 e 180 km/h, mas em Santa Maria do Oeste os ventos chegaram a, no máximo, 120 km/h. O especialista destacou que a tempestade também trouxe ventos lineares fortes, que causaram danos mais amplos em diferentes pontos do município.

Além do tornado, a frente fria registrou ventos recordes em cidades paranaenses. Em Ubiratã, no Centro-Oeste, foi medida rajada de 121 km/h, a mais forte desde 2017. Já em Altônia, no Noroeste, o vento chegou a 102,2 km/h, a maior velocidade já registrada para o mês de setembro e a mais forte desde maio de 2018.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9