Simepar prevê chuvas e tempestades no Paraná durante a segunda semana de setembro

Instabilidade começa pelo sul do estado nesta segunda-feira (8) e se espalha para todas as regiões a partir de terça (9); INMET emite alerta para o norte, incluindo Londrina

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / INMET

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alerta para um período de forte instabilidade climática no estado ao longo desta segunda semana de setembro. A previsão aponta chuvas, trovoadas e possibilidade de tempestades em diversas regiões paranaenses. Segundo o Simepar, os primeiros reflexos devem ser sentidos nesta segunda-feira (8), especialmente no sul do Paraná, em municípios próximos à divisa com Santa Catarina. Já na terça-feira (9), a instabilidade avança e deve atingir todas as regiões do estado. No domingo (7), chuviscos já foram registrados na Serra do Mar e no Litoral. A chegada de sistemas vindos da Argentina e do Paraguai também trouxe pancadas de chuva com trovoadas no oeste, sudoeste e centro-sul paranaense.

O Simepar destaca que, nesta segunda-feira, a metade sul seguirá com chuvas isoladas. Em contrapartida, no noroeste, norte e parte do oeste, as temperaturas sobem rapidamente, podendo alcançar os 35 °C. No decorrer do dia, a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul deve intensificar as instabilidades, com risco de temporais, rajadas de vento e chuva forte principalmente no sul e oeste do Paraná. Já no leste, a circulação marítima mantém períodos de sol intercalados com chuviscos.

A madrugada de terça-feira (9) deve registrar deslocamento rápido das chuvas sobre todo o território paranaense, acompanhado de rajadas de vento moderadas a fortes. Embora uma massa de ar frio avance sobre o estado, a intensidade será menor, o que deve proporcionar apenas alívio nas temperaturas pela manhã. Durante a tarde, os termômetros voltam a subir em todas as regiões.

Alerta do INMET para o norte do Paraná

Além da previsão do Simepar, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de tempestade válido entre as 10h desta segunda-feira (8) e as 10h de terça-feira (9) para o norte do Paraná, incluindo Londrina.

O aviso prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Os riscos potenciais incluem cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais.

O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também recomenda não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9