Sistema de abastecimento de água de Cornélio Procópio está em recuperação
Sistema de abastecimento de água de Cornélio Procópio está em recuperação © Sanepar

A Sanepar informou, por meio de nota, que o conserto na adutora do Sistema Congonhas que abastece Cornélio Procópio, no Paraná, terminou por volta das 2h da madrugada deste sábado (2). Os reservatórios estão sendo abastecidos, mas ainda pode ocorrer falta de água e baixa pressão. A normalização do sistema deve ocorrer, gradativamente, até o fim da noite.

Segundo a Sanepar, os caminhões-pipa continuam na distribuição de água até que fornecimento de água esteja regularizado. A orientação é que se priorize o uso da água para atividade essenciais, evitando desperdícios.

Moradores de Cornélio Procópio estão sem água há quatro dias

ENTENDA O CASO – Devido às fortes chuvas ocorridas em Cornélio Procópio, a Sanepar precisou parar a Estação de Tratamento de Água (ETA) na manhã da quarta-feira (29). Isso porque houve o arraste de muita sujeira, como lama e galhos de árvores na captação. Ao término da manutenção desta unidade, foi identificado o rompimento da tubulação que leva água bruta, do Rio Congonhas, até a ETA.
Desde então houveram rompimentos sucessivos na tubulação de água. Equipes de toda a região trabalharam no serviço que foi de alta complexidade em razão do local em que está assentada e o diâmetro da tubulação.

Com informações da Assessoria de Imprensa.