Sistema de alerta imediato por celular em casos de desastres já está ativo no Paraná

Tecnologia de Cell Broadcast permite envio de mensagens urgentes para celulares em áreas de risco, sem necessidade de cadastro

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Defesa Civil do Paraná

A partir desta quarta-feira (04), o Paraná passa a contar com o sistema de alerta por Cell Broadcast , desenvolvido pela Defesa Civil Nacional. A ferramenta permite o envio de mensagens emergenciais para celulares dentro de áreas de risco, utilizando antenas de telefonia celular. O alerta aparece diretamente na tela do aparelho, sem a necessidade de cadastro prévio, e é enviado com prioridade absoluta, agilizando a comunicação.

Segundo o capitão Anderson Gomes, chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), o curto tempo entre a emissão na central e o recebimento da informação. “Os outros recursos que utilizamos, como SMS, levam mais tempo porque dependem de uma espécie de fila nas operadoras. Na categoria do Defesa Civil Alerta a mensagem tem prioridade absoluta e é enviada imediatamente”, afirma. “Esta ferramenta vem somar esforços no sentido de avisar o maior número de pessoas de uma crise numa região. Quando definimos um polígono no mapa, todos que estiverem naquele local vão sentir o telefone vibrar, fazer barulho, independentemente de estarem só de passagem”, informa.

Em agosto deste ano, 11 municípios, entre eles Morretes e União da Vitória, participaram do evento teste do alerta. Moradores e turistas receberam o comunicado de maneira compulsória. A tecnologia utiliza a geolocalização do usuário como referência dentro do perímetro selecionado pelo Cegerd. O recurso poderá ser utilizado em casos de inundações severas, riscos de deslizamentos de terra e outras situações nas quais a população precisa se mobilizar num curto período.

Com informações de AEN.

PUBLICIDADE
Carol Romanini

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.