Sistema de monitoramento da Gleba Palhano passa a auxiliar CMTU no controle do trânsito em Londrina
Mais de 70 câmeras instaladas pela Associação Alto da Palhano agora também fornecem imagens em tempo real para a fiscalização de tráfego

O Sistema de Monitoramento por Câmeras da Gleba Palhano, que já compartilhava imagens com a Guarda Municipal de Londrina, foi integrado também à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A parceria permite que as mais de 70 câmeras instaladas no bairro pela Associação Alto da Palhano (AAP) sejam usadas no monitoramento do tráfego, fiscalização de infrações e gestão da mobilidade urbana.
Distribuídas em 34 pontos estratégicos, parte das câmeras possui tecnologia LPR (License Plate Recognition), que faz a leitura automática de placas de veículos. O sistema foi desenvolvido pela AAP em parceria com a empresa GPR Digital e já opera em tempo real.
Para Ramon Folego, presidente da associação, a integração amplia a contribuição do sistema. “As imagens vão ajudar a CMTU a identificar situações como estacionamento irregular, circulação na contramão e uso indevido de vagas de curta duração”, afirmou.
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, além de fiscalizar, a ferramenta vai auxiliar na coleta de dados sobre o fluxo de veículos. “Isso permite identificar gargalos e planejar intervenções viárias com mais segurança e agilidade”, explicou.
A legislação de trânsito permite esse tipo de fiscalização desde que as infrações sejam constatadas em tempo real por agentes, conforme a Resolução nº 909/2022 do Contran.
O sistema recebeu investimentos de cerca de R$ 150 mil para implantação e é mantido pelos condomínios associados à AAP, com custo anual de aproximadamente R$ 30 mil. A entidade também atua na manutenção de áreas públicas e na promoção de eventos comunitários, como a Feira da Palhano, realizada todos os sábados na Praça dos Pioneiros.