Sob a influência de frutas e leite, preços de alimentos voltam a cair em janeiro no Paraná

O Índice Ipardes de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR - Alimentos e Bebidas) do Estado do Paraná caiu 0,07% em janeiro, a terceira queda consecutiva. Esse resultado ajudou o IPR acumulado em 12 meses, que agora registra queda ade 0,45%, o menor resultado para essa métrica desde novembro de

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O IPR caiu de maneira geral em todas as cidades analisadas. As quedas foram de 0,55% em Foz do Iguaçu, de 0,37% em Cascavel, de 0,20% em Pato Branco, de 0,17% em Maringá e de 0,10% em Londrina. Foto: Ari Dias/AEN

O Índice Ipardes de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas) do Estado do Paraná caiu 0,07% em janeiro, a terceira queda consecutiva. Esse resultado ajudou o IPR acumulado em 12 meses, que agora registra queda ade 0,45%, o menor resultado para essa métrica desde novembro de 2023. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

A apuração de janeiro foi influenciada pelos subgrupos frutas, leite e derivados e bebidas e infusões. Os dois primeiros impactaram o índice em -0,22 pontos percentuais (p.p.), enquanto o terceiro foi responsável por -0,11 p.p. no resultado mensal. O preço das frutas para o consumidor final caiu 4,71% em janeiro, puxado, especialmente, pelas quedas de 16,94% em banana-caturra, de 6,03% em uva e de 3,63% em melão. Já o subgrupo leite e derivados registrou, em janeiro, redução de 1,53%, com quedas de 3,60% em leite integral e de 1,10% em leite em pó.

O recuo no preço da banana-caturra foi favorecido pela conjunção do clima favorável para a produção aliado ao período de férias escolares, derrubando o consumo da fruta. Já os preços menores de leite para o consumidor refletem os estoques elevados, consequência do aumento da captação e do reforço da importação durante o ano de 2025. Quanto ao resultado acumulado em 12 meses, constatou-se a influência dos subgrupos leites e derivados (-1,50 p.p.), cereais (-1,32 p.p.) e ovos de galinha (-0,17 p.p.), derivando em quedas de 10,48%, 27,44% e 11,77%, respectivamente. No primeiro subgrupo destaca-se o leite integral que caiu 18,83%. Entre os cereais, o arroz parboilizado registrou queda de 36,98%, seguido pelo feijão preto (-32,37%) e arroz branco (-32,03%).

MUNICÍPIOS – O IPR caiu de maneira geral em todas as cidades analisadas. As quedas foram de 0,55% em Foz do Iguaçu, de 0,37% em Cascavel, de 0,20% em Pato Branco, de 0,17% em Maringá e de 0,10% em Londrina. Em contrapartida, foram observados aumentos de 0,59% em Curitiba e de 0,11% em Ponta Grossa e em Umuarama. Em Guarapuava, o índice manteve-se estável. Dentre os subgrupos de despesa destaca-se a queda em frutas, com variações de -5,82% em Pato Branco, de -5,56% em Maringá, de -4,80% em Foz do Iguaçu, de -4,58% em Cascavel, de -4,51% em Guarapuava, de -4,42% em Ponta Grossa, de -4,34% em Curitiba, de -4,32% em Londrina e de -4,01% em Umuarama.

A banana-caturra registrou queda de 23,86% em Guarapuava, de 20,41% em Foz do Iguaçu, de 19,92% em Curitiba, de 17,66% em Pato Branco, de 15,40% em Maringá, de 14,50% em Ponta Grossa, de 14,34% em Umuarama, de 13,06 em Cascavel e de 12,64% em Londrina. Nesse contexto, o IPR acumulado nos últimos 12 meses perdeu força em todos os municípios pesquisados. Em Pato Branco e em Guarapuava o índice foi de 0,87% e 0,80%, respectivamente, valores menores que o do período anterior. Nos demais municípios a métrica anualizada apresentou quedas de 2,12% em Londrina, de 0,77% em Maringá, de 0,76% em Ponta Grossa, de 0,66% em Curitiba, de 0,54 em Umuarama, de 0,50% em Cascavel e de 0,34% em Foz do Iguaçu.

METODOLOGIA – O Ipardes divulga mensalmente a variação do Índice Ipardes de Preços Regional – Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas), composto por 91 produtos reunidos em 18 subgrupos e de abrangência para o Paraná e municípios de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Os preços para o cálculo do índice são extraídos das Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) emitidas por estabelecimentos comerciais e disponibilizadas pela Receita Estadual do Paraná, respeitando os critérios de sigilo fiscal.

A composição da cesta de produtos reflete o padrão de consumo de famílias com renda entre 1 a 40 salários mínimos, retratado pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE de 2018. Para o cálculo do IPR – Alimentos e Bebidas são utilizados, aproximadamente, 2,5 milhões de registros de notas fiscais eletrônica ao consumidor (NFC-e) emitidas por 583 estabelecimentos comerciais, distribuídos por nove municípios polos do Estado do Paraná. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9