SPC/ACIL aponta queda de negativados, mas recuperação de crédito segue lenta em Londrina
Indicadores de agosto mostram menos consumidores entrando na inadimplência, porém retração nas renegociações e no consumo a prazo preocupa especialistas

O Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL) registrou, em agosto, uma redução de 52,8% no número de novos negativados em comparação ao mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, a queda é de 22,5%. Segundo o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, o movimento indica maior cautela por parte da população e menor disposição para assumir dívidas.
No entanto, os dados também mostram retração na recuperação de crédito: a saída de consumidores da inadimplência caiu 51% em agosto, e acumula queda de 11% em 2025 frente ao ano passado.
Outro indicador em baixa é o de consultas ao sistema de crédito, que mede a intenção de compras a prazo. O volume recuou 10,4% em agosto e 7,12% no acumulado do ano, refletindo menor procura e concessão de crédito no comércio.
“Embora haja menos pessoas entrando na lista de inadimplentes, a dificuldade em quitar dívidas e a retração no consumo mostram que muitas famílias ainda enfrentam sérios obstáculos para recuperar sua saúde financeira. Isso limita a retomada do consumo e enfraquece a confiança do mercado”, avaliou Rambalducci.

