SRP Valley e Evoluplant firmam parceria que garante área de testes de campo para startups da aceleradora GO SRP
A área, atualmente, está sendo usada para a cultura da soja, mas possui capacidade para testar uma ampla variedade de culturas, como milho, soja, feijão, trigo, aveia, girassol, algodão, sorgo, melão, melancia, hortaliças e plantas ornamentais

O Parque Tecnológico SRP Valley e a empresa de soluções agrícolas Evoluplant firmaram uma parceria para ampliar a estrutura de validação disponível para as startups aceleradas pela GO SRP, a aceleradora da Sociedade Rural do Paraná (SRP). Com a parceria, as empresas terão condições de comprovação de resultados, coletas de dados, testes de desempenho e validação de mercado. A Evoluplant oferece suporte técnico e customizado para parceiros em fase de desenvolvimento. Detentora de uma plataforma tecnológica avançada, área para testes e equipe com mestrado e doutorado, a empresa atende o segmento técnico do agronegócio desenvolvendo eventos técnico-comerciais nas áreas de fitossanidade, fisiologia e produção vegetal.
Tatiana Fiuza, Diretora de Inovação da SRP, destaca a importância da conexão entre pesquisa aplicada, startups e campo experimental. “Para o SRP Valley, a parceria representa um passo à frente nos quesitos testes e eventos, uma vez que suas soluções terão oportunidades práticas de validar suas tecnologias em ambiente real, em uma área autorizada pelo MAPA para testes e ensaios de novos produtos”. A sede da fazenda em Londrina conta com 12 hectares de área, divididos em 3 espaços: Campo, estruturado para instalação de ensaios experimentais, validações de produtos, áreas demonstrativas e dia de campo; Casa de Vegetação, pensada para ensaios de screening, testes de eficiência, experimentos controlados e trabalhos com inoculação; e Laboratório, equipado para desenvolvimento de bioensaios, análises in vitro, patologia vegetal e testes de germinação de sementes.
A área, atualmente, está sendo usada para a cultura da soja, mas possui capacidade para testar uma ampla variedade de culturas, como milho, soja, feijão, trigo, aveia, girassol, algodão, sorgo, melão, melancia, hortaliças e plantas ornamentais. A pesquisadora e coordenadora da Evoluplant, Sheila Xavier, explica que a empresa, além da sede em Londrina, mantém áreas de campo em Arapongas (PR) e Cândido Mota (SP) e conta com produtores parceiros nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Nestes outros polos parceiros, é possível testar, além dos grãos e fibras, culturas como batata, tomate, uva, citrus, folhosas, morango, além de culturas perenes como café, cana-de-açúcar, eucalipto e pastagens.
“Temos capacidade técnica e logística para instalar ensaios, áreas demonstrativas e dias de campo em todas as principais regiões produtoras do Brasil, ampliando a consistência e a diversidade de ambientes para validação de tecnologias agrícolas. Assim, ampliamos a geração de conhecimento e fortalecemos o ambiente regional de inovação, conectando pesquisa aplicada, mercado e empreendedores”, pontua. Além de Sheila, a equipe responsável pela área e pelos experimentos é composta por pesquisadores e engenheiros agrônomos, além de auxiliares de campo treinados. A expectativa da GO SRP é acelerar até 10 startups em 2026 que vão poder utilizar a área para testar suas soluções. Com informações da assessoria de imprensa.

