STF confirma condenação e trânsito em julgado de Carla Zambelli
A nova condenação, aprovada por 9 votos a 2, considerou a deputada culpada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o trânsito em julgado da condenação da deputada Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir, armada, um homem em São Paulo, em 2022. Com a decisão, não há mais possibilidade de recurso, e o cumprimento da pena deve ser iniciado. Esta é a segunda condenação definitiva da parlamentar no STF — a primeira, de 10 anos de prisão, foi por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes da prisão ser decretada, Zambelli fugiu para a Itália, onde está presa aguardando decisão sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil. O Ministério Público italiano já se manifestou favorável à extradição.
A nova condenação, aprovada por 9 votos a 2, considerou a deputada culpada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. O episódio ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli perseguiu o jornalista Luan Araújo após uma discussão em um ato político nos Jardins, em São Paulo. O STF também determinou a perda do mandato parlamentar, decisão que ainda depende de ato da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A defesa de Zambelli afirma que ela é inocente e vítima de perseguição política. Com informações: Agência Brasil.

