STF decide manter Luiz Carlos Hauly na vaga de Dallagnol na Câmara
Ex procurador da Lava Jato teve o mandato cassado por decisão unânime do

Por 6 x 3 votos, o cambeense e economista Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), assumirá a cadeira de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados. A votação foi em plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta (9).
Como votaram os ministros:
Relator Dias Toffoli – manteve o teor do seu voto monocrático do dia anterior, reconhecendo Hauly como deputado federal
Votaram com o relator:
Alexandre de Moraes
Gilmar Mendes
André Mendonça
Carmen Lúcia
Roberto Barroso
Contra o relator:
Edson Fachin
Luiz Fux
Rosa Weber
Weber, na verdade, não não aceitou a reclamação de Hauly ao STF por entender que a competência para decidir o assunto é do TRE-PR. Na prática, a decisão dela acabou somando votos contra o relator.
Mandato cassado
O ex-procurador da Lava Jato teve o mandato cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Mesa Diretora da Câmara confirmou a perda do mandato na última semana. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná havia decidido que a cadeira de Deltan deveria ficar com o deputado Itamar Paim (PL-PR).
No entanto, em um recurso apresentado pelo Podemos ao STF, o ministro Dias Toffoli concedeu uma decisão liminar – provisória – revendo a decisão do TRE-PR. O ministro manteve a vaga com o Podemos e determinou que Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) seja empossado no lugar.
Essa decisão foi submetida ao plenário virtual do Supremo. Nesta sexta, o Tribunal formou maioria para confirmar o entendimento de Toffoli e manter a cadeira com Hauly.