STF tenta intimar Bolsonaro no hospital por ação penal sobre tentativa de golpe

Ex-presidente está internado desde o dia 12; intimação oficializa abertura de processo no STF sobre atos antidemocráticos de

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / X

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que começará a tentar entregar, a partir desta quarta-feira (23), a intimação ao ex-presidente Jair Bolsonaro no hospital DF Star, em Brasília, onde ele está internado desde o último dia 12. O documento oficializa a abertura de uma ação penal contra Bolsonaro e outros réus, acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022. A intimação é referente ao chamado núcleo 1 do processo, que foi tornado réu pela Primeira Turma do STF no dia 26 de março. A maioria dos acusados já foi notificada entre os dias 11 e 15 de abril, mas, no caso de Bolsonaro, o tribunal aguardava uma condição médica adequada para proceder com a entrega.

Segundo o STF, a participação de Bolsonaro em uma live transmitida da UTI nesta terça-feira (22), ao lado dos filhos Carlos e Eduardo Bolsonaro, demonstrou que o ex-presidente já estaria em condições de ser citado. Internado para tratar aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal, Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas. Até às 15h desta quarta, ainda não havia confirmação de que o oficial de Justiça conseguiu realizar a entrega da intimação.

Após a notificação, os réus têm prazo para contestar trechos do julgamento. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, decidirá se analisa os questionamentos sozinho ou com a Primeira Turma. Em seguida, o processo entra na fase de instrução, com coleta de provas, depoimentos e novas manifestações da defesa. Ao fim do processo, os réus serão julgados e poderão ser condenados ou absolvidos pelas acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9