“Super Lua do Veado” poderá ser vista com destaque nesta quinta-feira no Paraná
Fenômeno lunar atinge pico de luminosidade e deve encantar moradores do Norte, Oeste e Noroeste do Estado

Quem olhou para o céu nos últimos dias certamente notou uma lua cheia, brilhante e imponente. Mas é nesta quinta-feira (10) que o fenômeno atinge seu pico de luminosidade, com a chamada “Lua do Veado” — nome dado por povos indígenas da América do Norte, por marcar a época do ano em que nascem os chifres dos veados. O espetáculo será ainda mais especial porque a Lua estará em fase de Superlua, ou seja, em ponto mais próximo da Terra, com cerca de 98% da sua face iluminada, segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná.
De acordo com o Simepar, as regiões Noroeste, Oeste e Norte do Paraná terão as melhores condições de visibilidade, já que o céu deve permanecer limpo e sem nuvens. Já no Centro-Sul, Sudoeste e Região Central, nuvens podem atrapalhar a visualização, embora o fenômeno ainda possa ser visto em momentos de céu parci almente aberto. Na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Sudeste e Litoral, o aumento da cobertura de nuvens por influência da umidade marítima dificulta a observação. Ainda assim, alguns bairros ao sul e oeste da capital, como CIC, Campo de Santana e Umbará, podem ter uma breve visão do espetáculo no começo da noite.
O nascimento da Lua está previsto para às 17h50, e deve exibir um tom avermelhado devido à refração da luz solar na atmosfera, o que torna o momento ainda mais belo. O professor Pereira recomenda buscar locais altos, afastados da poluição luminosa, como mirantes ou sacadas sem obstruções, para uma melhor experiência.