“Super Lua do Veado” poderá ser vista com destaque nesta quinta-feira no Paraná

Fenômeno lunar atinge pico de luminosidade e deve encantar moradores do Norte, Oeste e Noroeste do Estado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: José Fernando Ogura / Arquivo / AEN

Quem olhou para o céu nos últimos dias certamente notou uma lua cheia, brilhante e imponente. Mas é nesta quinta-feira (10) que o fenômeno atinge seu pico de luminosidade, com a chamada “Lua do Veado” — nome dado por povos indígenas da América do Norte, por marcar a época do ano em que nascem os chifres dos veados. O espetáculo será ainda mais especial porque a Lua estará em fase de Superlua, ou seja, em ponto mais próximo da Terra, com cerca de 98% da sua face iluminada, segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná.

De acordo com o Simepar, as regiões Noroeste, Oeste e Norte do Paraná terão as melhores condições de visibilidade, já que o céu deve permanecer limpo e sem nuvens. Já no Centro-Sul, Sudoeste e Região Central, nuvens podem atrapalhar a visualização, embora o fenômeno ainda possa ser visto em momentos de céu parci almente aberto. Na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Sudeste e Litoral, o aumento da cobertura de nuvens por influência da umidade marítima dificulta a observação. Ainda assim, alguns bairros ao sul e oeste da capital, como CIC, Campo de Santana e Umbará, podem ter uma breve visão do espetáculo no começo da noite.

O nascimento da Lua está previsto para às 17h50, e deve exibir um tom avermelhado devido à refração da luz solar na atmosfera, o que torna o momento ainda mais belo. O professor Pereira recomenda buscar locais altos, afastados da poluição luminosa, como mirantes ou sacadas sem obstruções, para uma melhor experiência.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9