Tarifaço dos EUA suspende exportações de tilápia paranaense e ameaça produção familiar

Cooperativa C.Vale paralisa envios após taxação extra de 40% anunciada por Donald Trump; prejuízo pode chegar a milhões

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Albari Rosa / Sesa / AEN

A decisão do governo dos Estados Unidos de excluir os pescados brasileiros da lista de exceções ao tarifaço de 50% anunciado pelo presidente Donald Trump levou à suspensão temporária das exportações de tilápia da C.Vale, maior cooperativa do setor no Paraná. A medida, oficializada na quarta-feira (30), impôs uma tarifa adicional de 40% sobre o pescado, somando-se aos 10% já existentes, tornando inviável economicamente a venda para o mercado norte-americano. “Com as novas taxações, a exportação de pescado para os EUA fica completamente inviável. Vamos absorver esse impacto dentro da cooperativa e tentar não prejudicar os produtores”, declarou Reni Girardi, diretor industrial da C.Vale.

A medida impacta diretamente o Paraná, estado responsável por 97% da tilápia brasileira exportada aos EUA, segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). A cadeia produtiva, concentrada em cidades como Palotina, Nova Aurora e Assis Chateaubriand, envolve principalmente agricultores familiares e ainda está em processo de consolidação. Somente essa região responde por 85% da produção estadual, com cerca de 180 mil toneladas por ano.

A cooperativa informou que possui 20 contêineres de tilápia em trânsito para os EUA. De acordo com a nova regra, mercadorias que chegarem até 5 de outubro não serão tributadas. No entanto, a partir de 6 de agosto, todo pescado enviado será alvo da nova tarifa.

Para o técnico Fábio Mezzadri, da Faep, o impacto já era sentido mesmo antes da oficialização da medida. “Calculamos que pelo menos 15 toneladas de pescado deixaram de ser abatidas por dia em uma das principais cooperativas, o que representa uma perda de cerca de R$ 4 milhões em um curto período.” Diante do cenário, a C.Vale já busca novos mercados internacionais.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9