TCE-PR recomenda melhorias em acessibilidade e mobilidade urbana a Londrina e outras cinco cidades
Auditoria aponta falta de planejamento adequado e infraestrutura deficiente para pedestres e ciclistas

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendou à Prefeitura de Londrina e a outras cinco cidades paranaenses o aprimoramento das condições de acessibilidade, segurança e mobilidade urbana. As recomendações foram feitas pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD), com base em auditorias realizadas entre março de 2024 e janeiro de 2025. Além de Londrina, as cidades atingidas pelas recomendações são: Campo Largo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Sarandi e Toledo.
Segundo o TCE, em áreas com maior atratividade, a infraestrutura viária não oferece condições adequadas para pessoas com dificuldade de locomoção e desfavorece deslocamentos a pé ou de bicicleta. A auditoria também identificou problemas na legislação urbanística, que não favorece a mobilidade não motorizada, e falta de critérios técnicos claros para o recapeamento de vias urbanas.
Outro ponto destacado foi a fragilidade do planejamento de longo prazo das políticas de mobilidade urbana. De acordo com o órgão, o Plano Municipal de Mobilização Urbana de Londrina não apresenta nível de detalhamento suficiente para orientar a gestão municipal e priorizar intervenções necessárias. A Prefeitura de Londrina informou que recebeu as recomendações na tarde desta terça-feira (1º) e que irá avaliá-las.

