TCU diz que pode faltar insulina no SUS a partir de maio

A ausência de propostas nos pregões mais recentes, o estoque insuficiente e a impossibilidade de novos aditivos aos contratos existentes são as principais razões

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
TCU diz que pode faltar insulina no SUS a partir de maio | © Pexels

De acordo com uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), há um alto risco de desabastecimento de insulinas de ação rápida no Sistema Público de Saúde (SUS) a partir de maio deste ano, utilizadas no tratamento do diabetes mellitus. A ausência de propostas nos pregões mais recentes, o estoque insuficiente e a impossibilidade de novos aditivos aos contratos existentes são as principais razões para esse perigo.

Rádio Notícias 1 e 2 estão disponíveis para ouvir quando quiser!

O Ministério da Saúde, em nota, não confirmou nem negou o risco de desabastecimento, mas afirmou que a rede do SUS está atualmente abastecida com as insulinas de aquisição do Ministério da Saúde para o tratamento de diabetes. A fiscalização foi solicitada pelo Congresso Nacional para apurar possíveis irregularidades nas compras, entregas e armazenamento dos medicamentos utilizados no tratamento do diabetes mellitus.

O TCU relatou que o estoque atual de insulina de ação rápida só será suficiente para atender a demanda até abril deste ano. O Ministério da Saúde informou que iniciou um procedimento de compra direta emergencial do remédio, mas os auditores do tribunal entendem que o risco de desabastecimento em maio ainda permanece.

PUBLICIDADE
Valmir Pedroso

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9