Tempestades atingem o Paraná com risco de ventos fortes e granizo nas próximas horas
Aviso do INMET e boletim do Simepar apontam instabilidade generalizada e possibilidade de tempestades até terça-feira (2)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade com grau de severidade “perigo potencial” para todo o Paraná. O alerta começou às 10h desta segunda-feira (1º) e permanece válido até as 10h de terça-feira (2). Segundo o boletim, estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm no dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, mas a orientação é de que a população redobre os cuidados.
De acordo com o Simepar, a segunda-feira é marcada por forte instabilidade devido à combinação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina e o ingresso de calor e umidade em vários níveis da atmosfera. A previsão indica chuvas a qualquer hora do dia em diversas regiões do estado, com possibilidade de raios e rajadas de vento. Em Londrina e no Norte paranaense, o tempo segue abafado, com máximas de até 32°C.
Próximas 24 horas
O Simepar alerta que a terça-feira (2) deve manter o mesmo padrão climático, com condições favoráveis para tempestades em praticamente todo o Paraná. A instabilidade se forma desde a madrugada no Oeste e Sudoeste e avança para as demais regiões entre a manhã e a tarde, podendo persistir durante a noite. As temperaturas devem variar entre 21°C e 30°C.
As autoridades recomendam que a população evite áreas abertas durante tempestades, não se abrigue sob árvores e fique atenta a locais com risco de alagamento e queda de galhos. Para emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

