Temporais deixam mortos, apagões e transtornos no Sul e Sudeste

Ventos passaram de 100 km/h em algumas regiões; no Paraná, mais de 25 mil pessoas foram afetadas por tempestades em 2026

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

Uma série de tempestades atingiu regiões do Sul e do Sudeste do país entre a tarde e a noite desta quarta-feira, provocando mortes, apagões, transtornos no trânsito e impactos em aeroportos. Em São Paulo, a Defesa Civil confirmou três mortes relacionadas às fortes ventanias.

No Rio de Janeiro, centenas de milhares de imóveis ficaram sem energia elétrica após a passagem de um vendaval. Em diferentes pontos das regiões atingidas, as rajadas de vento passaram de 100 km/h, causando queda de árvores, danos em estruturas e interrupções em serviços essenciais.

No Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia emitido alerta para tempestades, com previsão de chuva intensa e rajadas entre 60 e 100 km/h. A instabilidade também chegou a Londrina, mas os maiores impactos foram registrados em áreas da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo Curitiba e São José dos Pinhais.

No estado, mais de 100 mil imóveis ficaram sem luz. Também houve reflexos no trânsito e na operação de aeroportos, em razão da força dos ventos e da instabilidade climática.

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o Paraná registrou, nos primeiros sete meses de 2026, 119 ocorrências relacionadas a tempestades, incluindo vendavais, tornados, raios, granizo e chuvas intensas. Ao todo, 88 dos 399 municípios paranaenses foram atingidos, com 25.663 pessoas afetadas.

O cenário reforça a atenção das autoridades para os possíveis efeitos do El Niño. Segundo o monitoramento da Defesa Civil e do Simepar, o fenômeno deve influenciar as condições atmosféricas até o verão de 2027, com tendência de chuva acima da média em todas as regiões do Paraná. As áreas Oeste e Sudoeste devem ser as mais impactadas em intensidade.

Chuva recua a partir de hoje

Segundo o Simepar, as instabilidades começam a perder força nesta quinta-feira (30), embora o tempo ainda permaneça instável em parte do Paraná.

A maior concentração de nuvens deve ficar sobre o setor leste do estado, principalmente na Grande Curitiba e no Litoral. Nessas regiões, ainda há previsão de chuva fraca, especialmente entre a Serra do Mar e a faixa litorânea.

No Oeste e no Noroeste, podem ocorrer pancadas isoladas e rápidas, mas sem expectativa de grandes volumes acumulados. Nessas áreas, o calor continua predominando, com máximas acima dos 24°C.

Texto: Rafael Guerra sob supervisão dos jornalistas da Paiquerê FM 98.9

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9