Temporais históricos no Paraná levam Estado a liberar R$ 50 milhões para reconstrução
Entre sábado e domingo, três estações meteorológicas do Simepar registraram volumes de chuva que superaram toda a média histórica prevista para o mês de novembro

O fim de semana foi marcado por fortes temporais em várias regiões do Paraná, causando estragos, deixando famílias desalojadas e exigindo resposta emergencial do Estado. Diante do cenário, o governo estadual anunciou a liberação de R$ 50 milhões para apoiar prefeituras na recuperação de áreas danificadas e no atendimento à população afetada. Entre sábado e domingo, três estações meteorológicas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) registraram volumes de chuva que superaram toda a média histórica prevista para o mês de novembro. Em Campo Mourão, já choveu 147 mm — acima da média de 128,8 mm. Cianorte registrou 127,8 mm, ultrapassando a média de 100,1 mm. Santa Helena foi ainda mais afetada, com 210,6 mm de chuva, superando com folga os 152,5 mm previstos para todo o mês.
Além do grande volume de precipitação, os temporais foram acompanhados de ventos intensos. Cornélio Procópio registrou rajadas de 95,5 km/h na madrugada de domingo, e Santo Antônio da Platina teve ventos de 91 km/h à meia-noite. Em municípios como Mandaguari, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto, Cianorte e Campo Mourão, houve relatos de granizo. Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, as tempestades se formaram devido à combinação de calor e umidade elevados, somada à intensificação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai, Norte da Argentina e o Paraná. As instabilidades continuaram a ocorrer nesta segunda-feira (3), porém de forma irregular. Até as 10h15, os acumulados chegaram a 55,6 mm em Cândido de Abreu, 39,6 mm em Ubiratã e 20 mm em Cianorte.
A meteorologista Bianca de Ângelo, do Simepar, explicou que as instabilidades tendem a aumentar ao longo desta segunda-feira, especialmente nas regiões Norte, Leste e Campos Gerais. Apesar das chuvas, as temperaturas seguem altas em grande parte do Estado, com máximas próximas a 30°C no Oeste, especialmente em Altônia, Santa Helena e Foz do Iguaçu. Já no Leste, os termômetros marcam em torno de 22°C. A partir de terça-feira (4), a tendência é de diminuição das chuvas no Estado. O sol volta a aparecer, especialmente no Oeste, onde as temperaturas devem ultrapassar os 30°C. No Leste, o tempo fica mais nublado, com possibilidade de chuva fraca, principalmente no Litoral.
Na quarta-feira, um novo sistema de baixa pressão sobre o Paraguai deve voltar a trazer chuvas intensas para o Oeste do Paraná, que avançam para as demais regiões ao longo do dia. As temperaturas caem levemente, mas as máximas continuam acima dos 25°C. Na quinta-feira, as precipitações perdem força, embora pancadas isoladas ainda sejam esperadas, principalmente no Oeste. Com os estragos ainda sendo contabilizados, o governo estadual reforçou que, além do aporte financeiro, equipes da Defesa Civil permanecem mobilizadas para atender municípios afetados e auxiliar na reconstrução de infraestruturas danificadas. Com informações: AEN

  