Terra no escuro por 6 minutos? Boato nas redes confunde eclipse de 2027 com evento inexistente
Especialistas desmentem teoria e explicam que nenhum apagão global acontecerá em agosto deste ano

Nos últimos dias, mensagens alarmantes sobre um suposto apagão global de seis minutos no dia 2 de agosto ganharam força nas redes sociais. Segundo os boatos, a Terra inteira ficaria no escuro por conta de um fenômeno astronômico. A informação, no entanto, é falsa.
O que realmente existe é um eclipse solar total previsto para 2 de agosto de 2027, que poderá ser visto em alguns países do norte da África e do Oriente Médio. Em Luxor, no Egito, a escuridão total vai durar pouco mais de seis minutos — o maior tempo registrado neste século. Ainda assim, o evento afetará apenas uma faixa limitada da superfície terrestre, com no máximo 258 km de largura.
Segundo especialistas, é fisicamente impossível que todo o planeta fique no escuro simultaneamente, a não ser que algo maior do que a Terra bloqueasse completamente a luz solar — o que não é viável nem pela natureza, nem pela tecnologia.
O eclipse de 2027 será usado por cientistas para estudos astronômicos, inclusive sobre a teoria da relatividade. Outro eclipse solar total, menor, ocorrerá em agosto de 2026, mas também será visível em regiões restritas, como Islândia e Espanha.
Conclusão: A Terra não ficará às escuras no próximo sábado. A confusão nas redes surgiu a partir de uma má interpretação de um evento astronômico real que acontecerá somente daqui a dois anos.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm