Terremoto de 7,6 atinge nordeste do Japão e provoca alerta de tsunami

Ondas já chegaram à costa; governo orienta evacuação em várias regiões

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa nordeste do Japão nesta segunda-feira (8), gerando alertas de tsunami e evacuação em três províncias. O tremor ocorreu às 23h15 no horário local (11h15 em Brasília), com epicentro no mar, a 80 km de Misawa, na província de Aomori, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS). A Agência Meteorológica do Japão informou que o abalo teve 50 km de profundidade. O tremor foi sentido em boa parte do norte do país, mas ainda não há registro de feridos ou danos significativos.

As primeiras ondas de tsunami já atingiram cidades como Mutsu Sekinehama, Hachinohe, Miyako, Kamaishi e Tomakomai. A expectativa das autoridades é que ondas de até 3 metros cheguem nas próximas horas. Por precaução, foram emitidos alertas de evacuação para moradores das regiões de Hokkaido, Aomori e Iwate.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico informou que o risco de ondas se estende por 1.000 km ao redor do epicentro, incluindo parte da costa sudeste da Rússia, além de Filipinas e Guam, que podem registrar ondas menores.

A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, declarou que o governo acompanha a situação e prepara medidas de resposta. Este é o primeiro grande terremoto desde que ela assumiu o cargo, em outubro. Embora preocupantes, as ondas previstas são muito menores do que as que atingiram Fukushima em 2011, que chegaram a 15 metros e causaram o grave acidente nuclear.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9