Terremoto devastador atinge Mianmar na Ádia e deixa mais de 150 mortos
Na Tailândia, um prédio em construção desabou em Bangkok, onde 117 pessoas estão desaparecidas sob os escombros

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), causando destruição massiva e sendo fortemente sentido na Tailândia e China. Segundo a TV estatal de Mianmar, ao menos 153 pessoas morreram e 732 ficaram feridas. O epicentro foi próximo à cidade de Mandalay, com profundidade de apenas 10 km, o que ampliou a intensidade dos tremores.
Na Tailândia, um prédio em construção desabou em Bangkok, onde 117 pessoas estão desaparecidas sob os escombros. O governo local confirmou oito mortes até o momento. A junta militar de Mianmar declarou estado de emergência em seis regiões, incluindo Mandalay e a capital Naypyidaw. Em gesto incomum, a junta pediu ajuda internacional e doações de materiais médicos, reconhecendo a limitação de infraestrutura e do sistema de saúde do país, já fragilizado por quatro anos de guerra civil.
França, Índia e a União Europeia já manifestaram apoio. Uma análise do governo dos EUA estima que o número de mortos pode subir e os danos econômicos serão severos. O presidente Lula, em viagem a Hanói (Vietnã), está em segurança. O terremoto foi sentido na região, mas a comitiva brasileira não foi afetada, segundo o governo.