Terremotos na Venezuela já deixam mais de 2,5 mil mortos

Presidente interina afirma que todas as vítimas serão identificadas; número de feridos passa de 12 mil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: MIGUEL MEDINA/AFP

O governo da Venezuela informou nesta quinta-feira (2) que subiu para 2.595 o número de mortes provocadas pelos terremotos registrados em 24 de junho. O balanço foi apresentado pela presidente interina, Delcy Rodríguez, que também garantiu que todas as vítimas passarão por um processo de identificação antes do sepultamento.

Segundo a presidente, a prioridade é confirmar a identidade dos mortos por meio da coleta de impressões digitais. Quando isso não for possível, serão utilizados registros fotográficos e exames de arcada dentária realizados por equipes de medicina legal.

Além das vítimas fatais, o governo contabiliza cerca de 12,4 mil pessoas feridas em decorrência dos abalos sísmicos. Até o momento, as autoridades não divulgaram um número oficial de desaparecidos. A Organização das Nações Unidas (ONU), no entanto, estima que esse total possa chegar a 50 mil pessoas.

Durante entrevista coletiva, Delcy Rodríguez também respondeu às críticas sobre a atuação do governo diante da tragédia. Ela afirmou que as equipes de resposta foram mobilizadas logo após os terremotos e destacou o aumento gradual do efetivo empregado nas operações de resgate e assistência à população.

Os tremores provocaram destruição em diversas áreas do estado de La Guaira e também atingiram a capital, Caracas. De acordo com o governo venezuelano, aproximadamente 200 edifícios desabaram completamente.

Estimativas da Nasa apontam que cerca de 58 mil construções podem ter sofrido algum tipo de dano em consequência dos terremotos, o que evidencia a dimensão dos impactos causados pelo desastre.

Com informações do UOL

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9