As mudanças climáticas devem tornar os fenômenos extremos mais frequentes e intensos no Paraná nas próximas décadas, afetando os sistemas naturais e humanos. Esse momento reforça a importância dos estudos e pesquisas do Simepar, que indicam que todas as regiões do Estado são vulneráveis a algum tipo de desastre ambiental intensificado pelas alterações nos padrões climáticos em longo prazo.

Esse tema é enfatizado neste sábado, 23 de março, em que se comemora o Dia Meteorológico Mundial. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1950, a data tem o objetivo de destacar o trabalho desenvolvido pela meteorologia em prol do meio ambiente e da sociedade. Neste ano, o tema definido pela Organização Meteorológica Mundial é “Na Linha de Frente da Ação Climática”.

E se o assunto é clima, o nosso Jornalismo apurou que o tempo seguirá nublado com temperatura máxima de 26 graus, em Londrina. O Simepar prevê para este domingo mais formação de nebulosidade no Estado, principalmente entre a RMC e o litoral, onde deve garoar por alguns momentos. No geral, as temperaturas ficam amenas no amanhecer e esquentam um pouco no período na tarde.