Trabalhadores terceirizados da limpeza protestam contra atrasos salariais em Londrina

Funcionários relatam meses de pagamentos irregulares e cobram providências da prefeitura

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa

Os trabalhadores da Plural Multi Services, empresa terceirizada responsável pela limpeza dos prédios públicos de Londrina, realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (11) em frente à Prefeitura. O protesto se repete pelo segundo mês consecutivo, devido a atrasos nos salários e benefícios, como vale-alimentação e vale-transporte. Na manhã desta quarta-feira (12), um novo ato foi registrado, com a participação de pelo menos 12 funcionários. No total, a empresa conta com 100 trabalhadores que prestam serviços ao município.

Segundo o sindicato da categoria, esta é a quarta vez consecutiva que os trabalhadores enfrentam problemas no pagamento. No mês passado, os vencimentos foram quitados três dias depois da data prevista, após protestos em frente à Prefeitura. Agora, a situação se repete, sem previsão de regularização.

Lessandra, uma das trabalhadoras, afirmou que não conseguiu comprar o material escolar dos filhos, pois a empresa havia prometido o pagamento para segunda-feira (10), mas até agora não cumpriu. Outra funcionária, que preferiu não se identificar por medo de represálias, desabafou: “Já estamos cansadas de pagar juros nas contas porque o pagamento nunca cai no dia certo.” Além disso, há relatos de que a empresa coage os trabalhadores, o que faz com que muitos tenham medo de participar das manifestações.

O que dizem a empresa e a prefeitura?
A reportagem tentou contato com a Plural Multi Services, mas não obteve resposta. Em Londrina, a empresa mantém apenas um preposto para atendimento, dificultando ainda mais a comunicação e a resolução do problema.

A Prefeitura de Londrina informou que a empresa presta serviços ao município desde 1º de junho de 2023, atendendo todas as secretarias, exceto a de Saúde. A administração municipal afirmou que os repasses para a Plural estão em dia, mas, diante dos atrasos recorrentes nos pagamentos aos funcionários, penalidades já foram aplicadas à empresa, incluindo a possibilidade de rescisão contratual e impedimento de participação em novas licitações públicas.

Além disso, a prefeitura garantiu que já autorizou um edital para a contratação de uma nova empresa, visando solucionar o problema e garantir o pagamento regular dos trabalhadores.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9