Transporte coletivo de Londrina inicia testes com ônibus elétrico

O veículo, com capacidade para 80 passageiros, possui autonomia de 270 quilômetros e integra os estudos voltados à descarbonização energética e à mobilidade sustentável no município

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A iniciativa é conduzida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que testará o modelo Azure A13BR, da fabricante chinesa TEVX Higer. Foto: Divulgação/CMTU

A Prefeitura de Londrina inicia, na manhã desta sexta-feira (22), os testes com um veículo elétrico no transporte coletivo, com o objetivo de conectar pontos centrais da cidade a locais estratégicos, como rodoviária, aeroporto e shopping centers, e, em especial, com foco no atendimento ao turista. O ônibus elétrico será apresentado à imprensa na plataforma F da linha 210 do Terminal Central, às 8h30, e, logo em seguida, já começa a circular.

O veículo, com capacidade para 80 passageiros, possui autonomia de 270 quilômetros e integra os estudos voltados à descarbonização energética e à mobilidade sustentável no município. A iniciativa é conduzida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que testará o modelo Azure A13BR, da fabricante chinesa TEVX Higer.

Os testes contarão com a participação direta das duas concessionárias que operam o transporte coletivo na cidade: Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul. Durante 20 dias, o veículo circulará em seis linhas de diferentes regiões, das 6h às 19h30. Para facilitar a identificação pelos usuários, o ônibus foi envelopado com design específico. Segundo o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, a iniciativa integra um conjunto de alternativas em estudo pela administração municipal para tornar Londrina referência em mobilidade sustentável.

“Além dos ônibus elétricos, também estamos avaliando modelos movidos a biometano, que representam uma opção estratégica para inovação no transporte coletivo. O objetivo é identificar qual tecnologia melhor se adapta à realidade de Londrina. Caso os resultados sejam positivos, os elétricos poderão ser utilizados em linhas específicas, conhecidas como ‘última milha’, Centro–Rodoviária, Centro–Aeroporto, Centro–Shopping e o quadrilátero central”, destacou.

O modelo testado tem 13 metros de comprimento, piso totalmente baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e motor de 350 kW. A avaliação abrangerá aspectos como autonomia, tempo de recarga, trafegabilidade e condições de operação no trânsito da cidade. No Brasil, veículos similares já circulam em capitais como São Paulo, Goiânia e Belém, além de cidades paranaenses como Curitiba e Cascavel.

De acordo com o diretor de Transporte da CMTU, Fernando Porfírio, a experiência será decisiva para futuras aquisições: “Com este teste, poderemos avaliar como o veículo se comporta nas ruas de Londrina e obter dados concretos para escolher os melhores modelos disponíveis no mercado, de acordo com as nossas necessidades reais”. Com informações do N.Com.

Linhas – Veja, abaixo, as linhas que serão atendidas durante os testes:

213 – Catuaí Shopping
228 – Anel Central
108 – Albatroz
109 – Rodoviária
446 – Milton Gavetti/Norte Shopping
305 – Campus UEL

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Redação Paiquerê FM News

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