Transtorno bipolar requer ajuda especializada, recomenda médico
Distúrbio é lembrado nesta quinta-feira, em seu dia mundial

Em comemoração ao Dia Mundial do Transtorno Bipolar, comemorado hoje (30), o psicólogo, psicoterapeuta e professor do Instituto de Educação Médica (Idomed), Denis Coelho, recomendou que pessoas com suspeita do distúrbio procurem ajuda profissional especializada em saúde mental, com psiquiatras, psicólogos ou atendimento multiprofissional. Ele alertou que muitas pessoas procuram diagnósticos informais em fontes não confiáveis, como o Google, o que pode aumentar a ansiedade em relação ao problema.
PF e Receita desarticulam quadrilha que enviava cocaína para Europa
O transtorno afetivo bipolar afeta atualmente cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo, causando mudanças extremas de humor, que podem variar de períodos de euforia e hiperatividade a outros de depressão profunda. O tratamento para pacientes com o transtorno envolve psicoterapia, medicamentos ou ambos, e mudanças no estilo de vida, como a prática de exercícios físicos, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool e drogas.
Mundo joga um caminhão de lixo, por minuto, nos oceanos
Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico de transtorno bipolar costuma ser difícil e pode demorar em média dez anos para ser estabelecido devido a tratamentos equivocados, ausência de comunicação entre os profissionais envolvidos e desconhecimento sobre como a doença se manifesta. Alterações de humor anteriores, episódios atuais ou passados de depressão, histórico familiar de perturbação do humor ou suicídio e ausência de resposta ao tratamento com antidepressivos sinalizam transtorno bipolar.
Embora o transtorno bipolar não tenha cura, pode ser controlado por meio de tratamento, trazendo resultados importantes, como a redução das chances de recorrência de crises, controle da evolução do transtorno, diminuição das chances de suicídio, redução da intensidade de eventuais episódios e promoção de uma vida mais saudável.
Com informações da Agência Brasil.