Trump aumenta tarifa para produtos chineses e anuncia pausa temporária para outros países
A decisão foi motivada por pedidos de mais de 75 países que, segundo Trump, procuraram autoridades americanas para negociar soluções sobre questões comerciais e tarifárias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) o aumento imediato das tarifas sobre produtos chineses para 125%, alegando desrespeito da China aos mercados globais. A declaração foi feita por meio de publicação na plataforma Truth Social.
Trump justificou a medida como uma resposta à exploração comercial que, segundo ele, a China vem exercendo sobre os EUA e outras nações. Ele afirmou que espera que, em breve, o país asiático reconheça que essa postura não é mais aceitável. Na mesma mensagem, o republicano também comunicou uma “pausa” de 90 dias na aplicação de tarifas elevadas a outros países, reduzindo temporariamente as taxas para 10%. A decisão foi motivada por pedidos de mais de 75 países que, segundo Trump, procuraram autoridades americanas para negociar soluções sobre questões comerciais e tarifárias. As medidas marcam uma nova escalada nas tensões comerciais globais lideradas pelos EUA. Com informações G1.