Trump e Elon Musk trocam farpas após rompimento político: “Tanta ingratidão”, diz bilionário
Presidente dos EUA e Elon Musk protagonizam embate público após críticas ao projeto de lei fiscal apoiado por Trump e saída de Musk do governo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o empresário Elon Musk, dono da Tesla, protagonizaram uma troca pública de acusações nesta quinta-feira (5), após o bilionário criticar duramente um projeto de lei apoiado pelo governo e declarar sua frustração com os rumos da política fiscal norte-americana.
A tensão teve início após Musk classificar como uma “abominação nojenta” a proposta que estende cortes de impostos de 2017, medida que, segundo o Escritório de Orçamento do Congresso, pode adicionar US$ 3,8 trilhões à dívida pública dos EUA.
Trump reagiu durante um evento na Casa Branca, dizendo estar “muito decepcionado” com Musk. “Tínhamos um ótimo relacionamento. Não sei se continuaremos tendo”, declarou o presidente, acusando o empresário de ter conhecimento prévio do projeto.
Musk, por sua vez, negou as declarações e disse nas redes sociais que não teve acesso ao texto do projeto antes da aprovação “na calada da noite”. Afirmou ainda que, sem sua ajuda, Trump não teria vencido a eleição presidencial de 2024 e nem garantido maioria republicana no Congresso: “Tanta ingratidão”, escreveu.
O bilionário também resgatou vídeos antigos em que Trump o elogiava, questionando a mudança de postura. Em outro momento, ironizou o presidente ao comparar postagens antigas contra o aumento da dívida com a proposta atual, que segundo Musk, aumentaria o déficit em US$ 2,5 trilhões.
Trump rebateu afirmando que Musk “enlouqueceu” ao deixar o governo, acusando-o de ter ficado insatisfeito com a revogação dos incentivos à compra de carros elétricos — política herdada da gestão Biden.
A tensão entre os dois segue em alta nas redes sociais, transformando o rompimento em um novo episódio de embates públicos que misturam política, economia e personalidades bilionárias.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm.

