Tumulto em evento de caridade no Iêmen deixa 78 mortos e vários feridos
Os membros do grupo rebelde houthi abriram fogo durante a distribuição de dinheiro e comida, o que causou pânico e correria entre a multidão

Pelo menos 78 pessoas morreram e 73 ficaram feridas, ontem à noite (19), em uma festa de caridade em uma escola em Sanaa, capital do Iêmen, que fica no norte do País, quando seriam distribuídos cerca de US$10 a cada cidadão. Os membros do grupo rebelde houthi abriram fogo durante a distribuição, o que causou pânico e correria entre a multidão. Muitas pessoas morreram esmagadas. Esse é o incidente com o maior número de mortes sem ligação com a guerra no Iêmen.
Haddad diz que Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil
O evento ocorreu dias antes do Eid al-Fitr, feriado muçulmano que marca o fim do Ramadã. Comerciantes organizaram a distribuição de dinheiro e comida para a população pobre em uma escola na Cidade Velha. Os houthis armados dispararam para o ar para tentar controlar a multidão, mas atingiram um fio elétrico, o que causou uma explosão. Centenas de pessoas, incluindo mulheres e crianças, entraram em pânico e começaram a correr, caindo umas sobre as outras.
O Ministério do Interior deteve os dois comerciantes organizadores do evento, que estão sendo investigados. O conflito no Iêmen já dura oito anos e é disputado por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita contra o grupo houthi, alinhado com o Irã. A guerra matou dezenas de milhares de pessoas, destruiu a economia e empurrou milhões para a fome.
Com informações da Agência Brasil e RTP.