UBSs de Londrina oferecem atendimento exclusivo para mulheres até sábado (29)
A ação "Mulher em Foco", da Secretaria Municipal de Saúde, realiza exames preventivos em UBSs de Londrina, com foco em mamografia e preventivo de câncer de colo de útero

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina continua com a campanha “Mulher em Foco – Autocuidado e Prevenção”, uma ação dedicada ao cuidado da saúde feminina no Mês da Mulher. A iniciativa, que já ocorre desde o dia 14 de março, oferece atendimento exclusivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de diversas regiões da cidade, com foco na realização de exames preventivos. O atendimento acontece no período noturno, das 19h às 22h, nesta quinta-feira (27), e durante todo o sábado (29), das 8h às 14h. A ação visa atender mulheres com idades entre 25 a 64 anos para a coleta do preventivo de câncer de colo de útero e mulheres de 50 a 59 anos para a mamografia.
Até hoje, quinta-feira (27), todas as 180 vagas oferecidas foram preenchidas, mas ainda há disponibilidade para o sábado (29), com 72 vagas por unidade. As mulheres interessadas devem fazer agendamento prévio online, ou, se tiverem dificuldades com o processo digital, podem agendar diretamente nas UBSs participantes. As unidades que oferecem este atendimento no sábado incluem as UBSs Piza, Lindóia, União da Vitória, Guanabara e Vila Casoni. O objetivo da campanha é reforçar a prevenção de doenças como câncer de mama e de colo de útero, que têm maior incidência na faixa etária atendida. Além dos exames preventivos, as UBSs oferecem também outros serviços como orientação nutricional, acompanhamento de saúde mental e fisioterapia, promovendo o bem-estar integral das mulheres.
Essa ação também vem para reforçar a importância de realizar exames preventivos periodicamente. A enfermeira Priscila Colmiran, coordenadora da Saúde da Mulher na Atenção Primária da SMS, destaca que a detecção precoce de doenças aumenta significativamente as chances de cura. No caso do câncer de mama, por exemplo, quando identificado em estágios iniciais, a taxa de cura ultrapassa 90%. A campanha, além de promover cuidados preventivos, busca incentivar as mulheres a não negligenciarem a própria saúde e a realizarem os exames regularmente.
Com informações do Núcleo de Comunicação de Londrina.