UEL conquista conceito 4 no novo exame nacional que avalia a formação médica

Resultado do Enamed coloca o curso de Medicina entre os bem avaliados do país e reforça o cenário educacional de Londrina

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / O Perobal

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) obteve conceito 4 na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação nacional analisa o desempenho de estudantes do último ano e médicos recém-formados, considerando competências clínicas, conhecimentos teóricos, tomada de decisão, ética e saúde pública.

O levantamento também inclui outro curso de Medicina em Londrina: a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – Londrina), que recebeu conceito 3. O resultado evidencia um cenário heterogêneo na cidade, com cursos consolidados em bom nível de qualidade e outros que ainda precisam avançar nos indicadores avaliados.

No contexto estadual, o Paraná se destacou com várias instituições alcançando o conceito máximo (5). Entre os principais destaques está a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, que figurou entre os melhores cursos do Brasil. Também obtiveram nota máxima universidades como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR – Toledo).

Além de medir a qualidade da formação médica, o Enamed passa a ter impacto direto na trajetória profissional dos recém-formados. A partir desta edição, a nota individual também será utilizada como critério de seleção no Exame Nacional de Residência (Enare), influenciando o ingresso em programas de residência médica e multiprofissional em saúde em todo o país.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9