UEL define novo modelo de vestibular com prova específica para 12 cursos em 2026
Segunda fase terá questões discursivas para graduações com alta concorrência; inscrições abrem em 1º de julho

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou nesta segunda-feira (16) os detalhes do Vestibular 2026, que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, com inscrições abertas a partir de 1º de julho. A principal novidade é que candidatos de 12 cursos farão a Prova de Conhecimentos Específicos no segundo dia de seleção, com nove questões discursivas e duração de três horas.
Segundo a Resolução CEPE Nº 032/2025, a segunda prova será aplicada apenas para os cursos com média de mais de 10 candidatos por vaga, considerando os últimos três vestibulares da UEL.
Os cursos são:
Agronomia
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Design de Moda
Design Gráfico
Direito
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Psicologia
Os candidatos aos demais cursos farão apenas a prova do primeiro dia, composta por 60 questões objetivas de todas as disciplinas do Ensino Médio, além da Redação com proposta única. Segundo a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, a mudança busca otimizar o modelo de avaliação. “A maioria dos cursos terá prova em apenas um dia, mais enxuta, mas com todas as disciplinas. Já o segundo dia será reservado a cursos mais concorridos, com foco em conteúdo específico da área escolhida”, ressalta Sandra.
Peso das provas:
Para cursos com prova em dois dias:
Conhecimentos Gerais (objetiva): 30%
Redação: 30%
Conhecimentos Específicos (discursiva): 40%
Para cursos com prova só no primeiro dia (concorrência menor):
Conhecimentos Gerais: 60%
Redação: 40%
Em todos os casos, zerar a redação elimina o candidato.
Outra mudança importante será na Prova de Habilidades Específicas (PHE) para o curso de Música, que será aplicada antecipadamente em 14 de setembro, em apenas um turno. Como em edições anteriores, as provas serão realizadas exclusivamente em Londrina.