UEL promove vacinação de cães e guarda responsável
UEL promove vacinação de cães e guarda responsável | Imagem Ilustrativa

Estudantes, professores e residentes de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL) participam neste sábado (24) de uma grande campanha de vacinação para cães. A ação tem o objetivo de promover a saúde de animais de estimação, conscientizar sobre a posse responsável e, também, estimular a doação de sangue de cachorros de grande porte.

No dia da campanha, os tutores pagarão R$ 63,79 por uma vacina polivalente importada, ganhando a consulta, uma vacina antirrábica e a desverminação completa do animal. O atendimento será realizado no Hospital Veterinário (HV), das 8h às 16h. A iniciativa é do HV, Projeto Vida (banco de sangue de animais de companhia) e Centro Acadêmico de Veterinária (Cavet) da UEL.

Os professores, estudantes e residentes terão condições de atender até 300 animais durante todo o dia. A expectativa é de que o atendimento dure em torno de 30 minutos.

O Projeto Vida – banco de sangue da UEL também participa da ação como atividade da campanha Junho Vermelho, de conscientização da doação de sangue, que cabe tanto para seres humanos quanto para animais. A ideia é aproveitar a junção de pessoas para divulgar o projeto do banco de sangue e esclarecer dúvidas de tutores de cães de grande porte e estimulá-los a cadastrá-los como doadores.

Para doar sangue, o cão precisa ter de um a oito anos de idade, ser de grande porte e ter peso acima de 26kg. Também é necessário ter boa saúde. No Brasil, existem cerca de 55 bancos de sangue para animais de companhia, sendo que o da UEL foi criado oficialmente em 1988, pioneiro no País.