UEL ultrapassa marca de 1.600 projetos e programas de extensão em 52 anos de reconhecimento pelo MEC

As ações abrangem nove áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio-Ambiente; Saúde Animal; Saúde Humana; Tecnologia e Produção; e Trabalho

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A UEL completou 52 anos de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 7 de outubro. Foto: Reprodução/UEL

Um balanço das ações extensionistas mostra que a Universidade Estadual de Londrina (UEL) soma 1.412 projetos e programas de extensão concluídos e 276 em execução nestas mais de cinco décadas de atividades. A contagem, registrada via Sistemas UEL, corresponde a um total de 1.688 iniciativas extensionistas que beneficiam diretamente a população.

As informações são da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, que comemora o resultado. A UEL completou 52 anos de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 7 de outubro. As ações abrangem nove áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio-Ambiente; Saúde Animal; Saúde Humana; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

Para se ter uma ideia do potencial de alcance de um dos 276 projetos em andamento, Zilda Andrade cita como exemplo a iniciativa que analisa a potabilidade da água em 21 municípios que compõe a 17ª Regional de Saúde do Paraná. “Análise de água tratada e in natura para consumo humano” é o título do projeto coordenado pelo professor Sérgio Paulo Dejato da Rocha, do Departamento de Microbiologia (CCB).

Além da população de Londrina, o projeto abrange os municípios de Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. A ação beneficia, ainda, cerca de 1 milhão de pessoas.

A Extensão Universitária é a articulação do conhecimento científico resultante do Ensino e da Pesquisa às necessidades da comunidade, interagindo e transformando a realidade social. É, portanto, campo fundamental para a formação do estudante. A pró-reitora informa que a UEL tem, hoje, 3529 alunos de graduação e pós-graduação envolvidos em programas e projetos, além de 568 colaboradores externos. Com informações da UEL.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9