UEM e UEL estão entre as melhores universidades do país em ranking internacional

Entre as 53 instituições brasileiras classificadas na pesquisa divulgada na segunda-feira (02), 49 são públicas, que corresponde a 92,4% do total. Nesse grupo, apenas seis são mantidas por governos estaduais, entre as quais estão duas paranaenses, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 34º lugar, e a Universidade de Londrina (UEL), na 38ª posição

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Neste ano, o CWUR avaliou 21.462 instituições de 94 países, 496 a mais que no ano passado, quando foram avaliadas 20.966. Foto: SETI

O Paraná é o quarto Estado com o ensino superior mais bem avaliado do Brasil, segundo o Centro de Rankings Universitários Mundiais (CWUR), uma consultoria com sede nos Emirados Árabes Unidos, que publica anualmente uma classificação acadêmica com 2 mil instituições de ensino e pesquisa de diferentes continentes. O Paraná e o Rio Grande do Sul aparecem com cinco universidades na lista, atrás apenas de São Paulo (9), Minas Gerais (8) e Rio de Janeiro (7).

Entre as 53 instituições brasileiras classificadas nesta edição da pesquisa, divulgada nesta semana, 49 são públicas, o que corresponde a 92,4% do total. Nesse grupo, apenas seis instituições são mantidas por governos estaduais, entre as quais estão duas paranaenses, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 34º lugar, e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), na 38ª posição. Além das duas estaduais, o CWUR também classificou a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Neste ano, o CWUR avaliou 21.462 instituições de 94 países, 496 a mais que no ano passado, quando foram avaliadas 20.966. Na comparação entre 2024 e 2025, UEM e UEL se mantiveram entre os 6% e 7% melhores do ranking global, respectivamente.

METODOLOGIA – O CWUR avalia as universidades com base em sete indicadores, cada um refletindo um aspecto diferente da excelência acadêmica. O critério Educação considera a proporção de egressos que receberam prêmios de prestígio. Já a Empregabilidade mede o número de ex-alunos em posições de liderança em grandes organizações. O indicador Docentes avalia a quantidade de professores premiados com distinções acadêmicas relevantes.

Em pesquisa, o ranking analisa quatro indicadores com base na Web of Science, principal plataforma global de indexação científica: volume total de publicações, presença em periódicos de alta qualidade, número de citações e publicação em revistas de alto impacto. Esses critérios avaliam tanto a produtividade quanto a relevância da produção acadêmica das instituições. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9