Último fim de semana da primavera terá temperaturas altas e pancadas de chuva no Paraná
No domingo, às 12h03, tem início o verão. Nesta sexta, as temperaturas devem ultrapassar os 30°C em várias regiões do estado, porém centro de baixa pressão sobre o Paraguai favorece o aumento das instabilidades atmosféricas

A primavera se despede do Paraná com temperaturas altas. Na sexta-feira (19), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas devem ultrapassar os 30°C em várias regiões do estado, e se mantém elevadas mesmo com a previsão de pancadas de chuva no interior, entre sábado e domingo. No domingo, às 12h03, tem início o verão.
A amplitude térmica é o destaque desta sexta-feira. As temperaturas mínimas mais altas no estado no amanhecer foram de 20,3°C em Paranaguá, e 20°C em Loanda e Cidade Gaúcha (INMET). Entre o início da manhã e o meio da tarde, as temperaturas devem subir cerca de 10°C em praticamente todas as regiões, e até o fim da tarde chegam aos 30°C nas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Nordeste do Paraná, podendo ultrapassar esse valor em cidades como Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Dois Vizinhos, Maringá, Colorado, e Cornélio Procópio.
No Centro-Sul e no Litoral, as máximas ficam em torno dos 27°C e 28°C graus. Já na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais as temperaturas ficam mais amenas, próximas dos 25°C. “Ao longo desta sexta-feira não há previsão de chuva. O sol predomina em todo o Paraná, com nebulosidade restrita no leste do Estado, especialmente no Litoral e Serra do Mar. Essa nebulosidade tende a se dispersar gradualmente ao longo do dia”, explica Bianca de Angelo, meteorologista do Simepar.
CHUVA – O sábado (20) começa muito parecido com sexta-feira, mas à tarde há previsão de chuva em duas regiões do estado. “A formação de um novo centro de baixa pressão sobre o Paraguai favorece o aumento das instabilidades atmosféricas no Paraná. Por isso, há previsão de pancadas de chuva de curta duração, principalmente nas regiões Norte e Noroeste, com maior frequência durante a tarde, quando as temperaturas estão mais elevadas. Comportamento típico de verão”, afirma Bianca.
Ainda no sábado não é descartada a possibilidade de garoa ocasional, de curta duração à noite, em algumas cidades do Litoral. No domingo (21), esse sistema avança em direção ao Rio Grande do Sul, intensificando as instabilidades no Paraná, especialmente no Sudoeste, Oeste e Noroeste do estado. “A previsão é de pancadas de chuva mais intensas, acompanhadas de trovoadas. Ainda assim, o sistema não apresenta a organização suficiente para atingir todo o Paraná, resultando em chuvas pontuais”, ressalta Bianca.
Segundo a meteorologista, o rápido deslocamento do sistema e a falta de estrutura dele impedem o avanço de uma frente fria sobre o Paraná. Dessa forma, não há expectativa de queda das temperaturas. As máximas seguem ultrapassando os 30°C em todo o Estado no domingo. Na segunda-feira, segue a previsão de pancadas de chuvas pontuais em quase todas as regiões paranaenses, com menor chance na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, e predomínio sobre o Sul do Estado. As temperaturas seguirão em elevação.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas. Com informações da AEN.

