Unicef: 1,6 milhão de crianças no Brasil não receberam vacina DTP
Imunizante protege contra difteria, tétano e coqueluche

De acordo com os dados divulgados hoje (20), pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), entre 2019 e 2021, 1,6 milhão de crianças no Brasil não foram vacinadas com a DTP, uma vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche, assim como contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
Para ser considerada imunizada, a criança deve receber todas as doses recomendadas do imunizante. No Brasil, 2,4 milhões de crianças não foram imunizadas, incluindo aquelas que receberam somente a primeira e/ou a segunda dose da DTP e não a terceira.
Medida protetiva à mulher passa a ser concedida de forma sumária
O Unicef destaca que a pandemia de covid-19 tem contribuído para o maior retrocesso contínuo na imunização infantil em 30 anos e apela para a urgência na retomada das coberturas vacinais globais. Atualmente, o Brasil tem uma das taxas de cobertura vacinal mais baixas desde a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), não chegando a 60% das crianças vacinadas, em comparação com os 95% em anos anteriores. A entidade ressalta que os números brasileiros refletem um desafio global que requer medidas urgentes.
Com informações do Unicef e Agência Brasil.