
Onze cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) obtiveram cinco estrelas, nível máximo, no Guia da Faculdade 2023, divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo. Segundo a publicação, outros 36 cursos ficaram com quatro estrelas, a segunda melhor colocação. O desempenho representa um salto em comparação às edições anteriores: em 2021, seis cursos receberam cinco estrelas; já em 2022, foram quatro cursos com o nível máximo de estrelas no guia.
O Guia da Faculdade existe desde 2018 e é uma iniciativa do Estadão, em parceria com a startup Quero Educação. O Guia desenvolve anualmente uma avaliação de cursos de Ensino Superior no Brasil, seguindo uma metodologia definida pela startup. Esta metodologia leva em conta a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura de cada curso cadastrado.
Receberam cinco estrelas no guia os seguintes cursos da UEL: Agronomia, Biblioteconomia, Ciências Biológicas – Licenciatura, Design de Moda, Enfermagem, Filosofia, Geografia – Licenciatura, Geografia – Bacharelado, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia. O curso de Medicina, aliás, foi um dos nove cursos de graduação públicos mais bem avaliados do Brasil. A graduação, ainda, é a única do estado a receber o conceito máximo.
Senado aprova ampliação da Lei de Cotas e inclui quilombolas
Para obter as cinco estrelas (excelente), considerando todos os critérios de avaliação, o curso deve ter uma nota entre 4,5 e 5. Já para atingir quatro estrelas (muito bom), o resultado deve estar entre 3,5 e 4,5.
O Guia é um importante parâmetro para as instituições se situarem quanto à qualidade do ensino em sua região, estado e país. A diretora de avaliação e informação institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Valdete de Oliveira Mrtvi, lembra que, até 2020, a UEL tinha alguns cursos com conceito de três estrelas. “Já nos últimos anos, nossos cursos atingiram (apenas) os conceitos quatro e cinco”, disse ela. Isso demonstra o aprimoramento da Universidade nos três critérios observados pelo Guia. Nesta edição, nenhum curso entre os 47 avaliados obteve três estrelas.
Com informações da UEL.