Universidades estaduais do Paraná firmam acordos com instituto português para dupla diplomação

Parcerias com o Instituto Politécnico de Bragança ampliam mobilidade acadêmica e reconhecem títulos no Brasil e na União Europeia

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: SETI / AEN

Reitores da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Universidade Estadual do Centro-Oeste assinaram, nesta quarta-feira (4), acordos acadêmicos com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. A iniciativa encerra uma missão internacional voltada ao fortalecimento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação e à internacionalização do ensino superior paranaense.

Os convênios preveem dupla diplomação e mobilidade acadêmica: doutorandos poderão desenvolver parte das pesquisas em Portugal, com orientação conjunta, e receber diplomas reconhecidos no Brasil e na União Europeia; na graduação, há possibilidade de mobilidade com obtenção de título de mestre pelo IPB. As áreas contempladas incluem Agronomia, Biotecnologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência da Computação, Engenharias, Química Aplicada e Ciências Florestais, entre outras.

Com participação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Fundação Araucária e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a ação integra o programa Ganhando o Mundo da Ciência e busca reduzir barreiras burocráticas, elevar a qualidade da pesquisa e ampliar a inserção internacional das universidades estaduais do Paraná.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9