UPA Centro-Oeste será transferida e prédio na Leste oeste estará fechado a partir de sexta
Mudança temporária permitirá reforma estrutural do antigo prédio; atendimento será reforçado em outras unidades de saúde durante o período de transição

A partir das 7h desta sexta-feira (8), a UPA Centro-Oeste, em Londrina, suspenderá temporariamente os atendimentos para viabilizar a mudança de endereço. A unidade passará a funcionar, a partir de segunda-feira (11), às 7h, na Rua Senador Souza Naves, nº 1.681, esquina com a Avenida Bandeirantes — onde antes funcionava o hospital Mater Dei.
O novo local contará com melhor infraestrutura, ampliação da equipe e espaços adequados para atendimento humanizado e eficiente, conforme destacou a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó. Durante a mudança, a UPA atenderá pacientes por busca espontânea até as 6h desta sexta-feira (8). Já os atendimentos regulados por ambulâncias do SAMU e SIATE foram redirecionados para outras unidades a partir da meia-noite de hoje (7).
Para evitar desassistência, a Secretaria Municipal de Saúde remanejou profissionais e reforçou a escala médica em outras unidades durante o fim de semana:
UPA Sabará (Avenida Arthur Thomas, 1.390) – Atendimento 24h, com reforço de 10 clínicos gerais das 7h à 1h e 6 clínicos da 1h às 7h, além de 2 ortopedistas em plantão integral.
PA do Jardim Leonor (Rua Aroeira, 284) – Terá cinco clínicos das 7h às 19h, seis das 19h à 1h e três das 1h às 7h. A unidade também oferecerá atendimento pediátrico pela Rede Carinho, das 7h à 1h.
UBS Jardim do Sol (Rua Via Láctea, 877) – Estenderá o atendimento na sexta-feira (8), das 7h à 1h, e abrirá excepcionalmente no sábado (9), das 7h às 19h
Reforma no prédio original
A transferência permitirá o início da reforma estrutural do prédio antigo, localizado na Avenida Leste-Oeste, que apresenta danos graves em sua estrutura. Com investimento de R$ 1.836.944,28, a obra é conduzida pela empresa Regional Planejamento e Construções Civis, com prazo contratual de 240 dias.
O projeto inclui:
Reconstrução das calçadas e do estacionamento com piso paver
Reforço da fundação, correções de alvenaria e troca de portas danificadas
Construção de muro de arrimo na divisa com escola vizinha
Demolição parcial e reconstrução de parte da enfermaria
Substituição de telhas, rufos e calhas
A segunda etapa da obra, ainda em fase de licitação, contemplará acabamentos, nova rampa de acesso e outras melhorias voltadas à acessibilidade.