Usina Cultural recebe palestra sobre o papel da mulher preta na cultura em Londrina

Evento gratuito neste sábado (27) integra o projeto “Pontes de Cultura” e será conduzido pela pesquisadora Juliana Barbosa, da

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação

A Usina Cultural de Londrina promove neste sábado (27), às 19h, a palestra “A mulher preta e seu espaço na cultura”, com a professora e pesquisadora Juliana Barbosa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A atividade faz parte da programação do projeto “Pontes de Cultura – Engrenagens do Futuro”, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) e da Secretaria Municipal de Cultura. A participação é gratuita, com inscrições pelo Sympla.

Juliana Barbosa é pós-doutora em Estudos da Linguagem, com foco em samba e carnaval como expressões afro-originadas, e atua como jurada do prêmio Estandarte de Ouro, do jornal O Globo. Em sua fala, vai destacar a relevância histórica da mulher negra na formação da cultura brasileira, refletindo sobre os impactos do racismo e do machismo nesse processo.

A palestra abordará ainda como raça, gênero e classe social se entrelaçam na construção das identidades culturais, com ênfase na literatura negra como instrumento de resistência. “As discussões de classe não devem estar dissociadas de outros marcadores sociais que potencializam as opressões. No Brasil, as pessoas que predominam na base da pirâmide social têm gênero e raça definidos”, afirma a pesquisadora.

Formada em Relações Públicas pela UEL, com mestrado, doutorado e pós-doutorado na mesma instituição, Juliana Barbosa integra, desde 2022, o corpo docente da UFPR, onde também participa de projetos de extensão como a Agência Escola de Divulgação Científica e o Museu de Territórios Afro-paranaenses.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9