Vacinação contra a gripe em Londrina atinge apenas 16% do público-alvo

Município busca ampliar adesão à campanha que segue em todas as UBSs, com meta de vacinar 90% dos grupos prioritários

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Vivian Honorato / NCom

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Desde o início da campanha, em 4 de abril, até o dia 17 do mesmo mês, foram aplicadas 38.878 doses — o equivalente a apenas 16% do público-alvo total, estimado em 238.677 moradores. A meta da Prefeitura é vacinar, no mínimo, 90% desse público, que inclui principalmente os grupos prioritários. Entre as crianças, foram aplicadas 2.232 das 42.660 doses previstas (5% de cobertura). Entre os idosos, 28.168 das 108.279 doses foram administradas (26%). Já entre gestantes, apenas 672 doses foram aplicadas das 4.763 previstas, resultando em uma cobertura de 14%.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, reforçou a urgência da imunização. “Estamos entrando no período sazonal, onde as infecções respiratórias são mais frequentes. Portanto, é fundamental buscar a proteção o quanto antes, para evitarmos as formas graves da doença, internações, complicações e óbitos”, alertou. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural de Londrina, das 7h às 18h30. Não é necessário agendamento: basta comparecer com documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação. Trabalhadores e professores incluídos no grupo prioritário devem apresentar comprovante de vínculo profissional. A dose aplicada é a vacina tríplice contra a gripe, que protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, conforme o padrão definido pelo Ministério da Saúde.

 

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9