Vacinação contra a Influenza para crianças, idosos e gestantes entra na rotina anual
Imunização será contínua ao longo do ano, com exceção de outros grupos prioritários que seguirão o modelo de campanhas

A partir deste ano, a vacinação contra a Influenza será incorporada ao calendário nacional de vacinação, abrangendo crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Com essa mudança, a imunização desses grupos ocorrerá de forma contínua, ao longo de todo o ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
A medida visa ampliar a proteção contra a gripe, principalmente durante o período de maior circulação do vírus, entre março e setembro.O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que essa mudança é um avanço importante para a saúde infantil, garantindo proteção contínua contra complicações graves da gripe.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já enviou orientações aos municípios sobre a mudança na estratégia e aguarda o envio das diretrizes operacionais e imunobiológicos pelo Ministério da Saúde (MS), com a previsão de início da vacinação nas próximas semanas.
Para os outros grupos prioritários, como profissionais de saúde, professores, forças de segurança e pessoas com doenças crônicas, a vacinação contra a Influenza continuará sendo realizada no formato de campanhas, com datas específicas para imunização. A Sesa orienta que a população mantenha a caderneta de vacinação em dia para garantir a proteção coletiva e individual. Com informações da AEN.