Vaticano prepara canonização de Carlo Acutis, o 1º santo “millennial”
O jovem ítalo-britânico, que morreu de leucemia aos 15 anos em 2006, ficou conhecido como o “padroeiro da internet” por usar a web para evangelizar

O Vaticano pendurou nesta quinta-feira (4) a imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro, em preparação para sua canonização no próximo domingo (7). O jovem ítalo-britânico, que morreu de leucemia aos 15 anos em 2006, ficou conhecido como o “padroeiro da internet” por usar a web para evangelizar. Acutis será o primeiro santo “millennial” da Igreja Católica, em cerimônia conduzida pelo papa Leão XIV, seu primeiro ato de canonização desde que assumiu o pontificado em maio. Além da imagem na basílica, o Vaticano lançará um selo comemorativo com a foto do jovem durante uma excursão ao Monte Subasio, na Itália. No mesmo evento, também será canonizado o italiano Pier Giorgio Frassati, lembrado por sua dedicação aos pobres.
Carlo Acutis, o “padroeiro da internet”
Nascido em Londres em 3 de maio de 1991 e criado em Milão, Carlo Acutis destacou-se desde criança pela fé católica e devoção à Virgem Maria. Após a primeira comunhão, passou a frequentar diariamente a missa, rezar o rosário e dedicar momentos à adoração eucarística. Apaixonado por tecnologia, possuía conhecimentos avançados em computação e criou um site que catalogava milagres e servia à evangelização — iniciativa que lhe rendeu o título de “padroeiro da internet”.
Diagnosticado com leucemia, morreu em 12 de outubro de 2006, data de Nossa Senhora Aparecida. Em 2020 foi beatificado, após a Igreja reconhecer um milagre atribuído a ele: a cura de uma criança brasileira em Campo Grande (MS), durante uma missa em 2010. Um segundo milagre foi reconhecido em maio de 2024. Com informações: Portal G1.