Com menos de duas semanas para o fim do ano, o verão chega oficialmente ao Brasil neste sábado, (21), às 6h20. Diferente das temporadas anteriores marcadas pelo calor intenso, o clima desta vez promete surpresas. Sem a influência do El Niño, a expectativa é de temperaturas mais amenas e chuvas frequentes já no primeiro final de semana.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os primeiros dias da estação serão marcados por temporais em várias regiões do país. Algumas áreas podem registrar até 100 milímetros de chuva, acompanhados de ventos que podem atingir 100 km/h. As regiões Sudeste e Centro-Oeste serão as mais impactadas pelas precipitações. De acordo com o Climatempo, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem concentrar os maiores volumes de chuva.
Além desses, o sul de Goiás, o sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também estão na rota das tempestades. No Sul do país, o norte do Paraná é outra região que poderá enfrentar temporais neste final de semana. O verão promete iniciar com um cenário de instabilidade climática, destacando a necessidade de atenção redobrada para os impactos das chuvas intensas.