Vereadores de Londrina vistoriam obra do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência

Durante a vistoria, os vereadores puderam observar de perto o andamento da construção, orçada inicialmente em R$ 4.410.691,53 e realizada pela PGC Engenharia de Obras

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Vereadores de Londrina vistoriam obra do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência | Foto: Câmara Municipal de Londrina

Os vereadores Mara Boca Aberta (Pros) e Chavão (Patriota), da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da Câmara de Londrina, na sexta-feira (14), realizaram vistoria na obra do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, no Jardim Sabará, região oeste da cidade. O objetivo é que a nova unidade, que será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e atenderá pacientes de 21 municípios da região de Londrina, promova consultas interdisciplinares e de reabilitação de pessoas com deficiência física ou intelectual.

Durante a vistoria, os vereadores puderam observar de perto o andamento da construção, orçada inicialmente em R$ 4.410.691,53 e realizada pela PGC Engenharia de Obras. Iniciadas em setembro de 2021, as obras, sob responsabilidade do Cismepar, tinham prazo de 12 meses após a assinatura da ordem de serviço para serem concluídas. Conforme o Portal da Transparência do consórcio, porém, houve um termo aditivo ao contrato, prorrogando a entrega para 28 de julho de 2023.

Prefeitura de Londrina interdita trecho da Avenida Eurico Gaspar Dutra para obras de drenagem

A vice-presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência, vereadora Mara Boca Aberta (Pros), disse ter encontrado no local apenas quatro trabalhadores terceirizados fazendo o reboco das paredes, num ritmo considerado por ela como insuficiente para conclusão do serviço até 28 de julho. “O quer contatamos é uma situação de que a população tem reclamado constantemente. É uma obra que já deveria ter sido entregue em agosto de 2022 e está com menos de 50% do previsto. Havia quatro funcionários no local, que foram contratados por empreita, pela empresa que ganhou a licitação, para fazer o reboco. É uma obra que não está andando”, afirmou.

O centro está sendo erguido em um terreno ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, na zona oeste da cidade. Com área total de 15.600,41 m2, o terreno foi doado pela Prefeitura de Londrina, por meio da lei municipal nº 12.626/2017, e os recursos para a construção foram obtidos em 2016 por meio de emendas parlamentares de deputados federais.

Em março, a Câmara de Londrina recebeu o diretor-executivo do Cismepar, Diego Augusto Buffalo Gomes, para tratar do tema. Na ocasião, ele explicou que os repasses para a obra são feitos pelo Ministério da Saúde, mas haviam sido suspensos em julho do ano passado. Segundo Gomes, a construtora havia conseguido manter a obra até meados de dezembro de 2022, quando pediu a suspensão do contrato. Na época, a promessa da empreiteira era retomar o trabalho assim que os pagamentos se normalizassem.

Com informações da Câmara Municipal de Londrina.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9