Vereadores firmam compromisso por melhorias na Estrada do Limoeiro em reunião com a comunidade

Parlamentares prometem buscar recursos para alargamento, pavimentação, sinalização e construção de acostamentos em via estratégica para turismo rural e ecológico de Londrina

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Foto: Fernando Cremonez / CML

Os vereadores da Frente Parlamentar de Infraestrutura e Mobilidade das Estradas Rurais da Câmara Municipal de Londrina se reuniram com moradores do Limoeiro para discutir as condições da Estrada Major Achilles Pimpão, conhecida como Estrada do Limoeiro. O encontro, realizado na Capela Santo Antônio, foi solicitado pelo Conselho da Estrada do Limoeiro e contou com a presença dos vereadores Régis Choucino (PP), coordenador da frente; Valdir Santa Fé (PP), vice-coordenador; e Marinho (PL), membro, além de assessorias de outros parlamentares integrantes.

Os vereadores presentes assinaram um Termo de Compromisso para buscar recursos visando alargamento, pavimentação, construção de acostamentos, além de sinalização, demarcação de faixas e controle de velocidade. O presidente da frente, Régis Choucino, destacou a importância da união entre Legislativo, Executivo e comunidade: “A prioridade no momento é a ampliação da estrada do Limoeiro. A população sabe que hoje não há recurso, mas quer essa proximidade para acompanhar os avanços e buscar soluções.”

A região, situada entre o aeroporto e o Rio Tibagi, é marcada por vegetação, cursos d’água e pequenas propriedades rurais, com potencial para o turismo rural e ecológico. Apesar disso, a precariedade dos 14 km da estrada gera insegurança para moradores e visitantes. O Conselho da Estrada do Limoeiro, presidido por Rubia Carla Sterza Versoza, cobra medidas emergenciais como acostamentos, sinalização, operação tapa-buracos e manutenção contínua, além de duplicação da via e ciclovia segregada.

Projetos e pendências

A CML acompanha a situação por meio de Pedidos de Informação e Indicações — só em 2025, foram pelo menos 50 solicitações de melhorias. Em 2024, a Secretaria Municipal de Obras elaborou o levantamento topográfico, o projeto geométrico e um plano de pavimentação para um trecho inicial de 2 km, com faixas de 3,60 m e ciclovias de 1,40 m que, emergencialmente, poderão servir como acostamento. Ainda faltam o detalhamento do sistema de drenagem e o inventário florestal para a licença ambiental, etapas necessárias para orçamento e cronograma.

Recursos

Nos últimos anos, R$ 5,06 milhões em emendas parlamentares foram destinados à estrada, mas não utilizados por falta de projeto finalizado. Uma emenda de R$ 1 milhão do deputado Diego Garcia foi remanejada para a duplicação da Av. Saul Elkind, enquanto outra de R$ 4,06 milhões do deputado Marco Brasil foi aplicada em área urbana por exigência do Ministério das Cidades.

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Redação Paiquerê FM News

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