“Viagem de trem mais bonita do mundo” acontece em trecho de 70 km no Paraná
Foto: Divulgação Serra Verde Express

Passeios dentro de uma das maiores riquezas naturais do País – a Mata Atlântica – e que contam a história da criação do Paraná são opções turística desse verão. O Paraná possui duas rotas: Curitiba-Morretes (através da Serra Verde Express), e Morretes-Antonina (através do Trem Caiçara). Os passageiros contam com serviço de bordo completo como café da manhã, bebidas, lanches, guias turísticos, entre outros.

O passeio com saída da Capital e passagem pela Serra do Mar percorre 70 quilômetros (maior distância ofertada em passeios de trens no Brasil) com duas classes: luxo e boutique. Sobre os trilhos, o trem passa por 13 túneis, 10 estações intermediárias e 30 pontes e viadutos, obras de arte que deram ao trajeto a fama de passeio de trem mais bonito do mundo.

Em um trajeto um pouco menor, entre Morretes e Antonina, com 15 quilômetros, o Trem Caiçara promove uma particularidade única: o passeio pelas cidades históricas do Litoral é feito com a locomotiva a vapor mais antiga em funcionamento no Brasil – com capacidade para 148 passageiros. É a única Maria Fumaça em funcionamento no Paraná.