Workshop para mulheres aborda a importância da embalagem para a venda de produtos
Workshop para mulheres aborda a importância da embalagem para a venda de produtos | © Imagem Ilustrativa

Nesta terça-feira (6), às 14h, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realiza uma atividade de capacitação com o tema “O encantamento das embalagens em datas comemorativas”. Trata-se de um workshop que tem como objetivo enfatizar a importância e o poder das embalagens para a comercialização de produtos. O encontro será no Centro de Oficinas para Mulheres (COM), que fica na rua Valparaíso, 186, ao lado da avenida Higienópolis, no Jardim Guanabara.

A ação é gratuita e voltada para mulheres acima de 18 anos, residentes em Londrina ou áreas distritais, sendo que qualquer interessada pode se inscrever. Ainda há vagas para a turma, que será formada por até 20 pessoas, e a inscrição deve ser feita pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056.

A ministrante do workshop é Fabiana Busquim, gestora empresarial, especialista em vendas, mentora de mulheres e gestora de planejamento institucional, além de criadora da comunidade Mulheres que Vendem Decolam. Ela atuará de forma voluntária neste evento, como parceira da SMPM.

Segundo Busquim, a abordagem inicial do evento será centrada na questão “O seu negócio dá a merecida importância à embalagem?”, levando em conta diferentes aspectos e possibilidades que envolvem a imagem de um produto. “No workshop, tratarei do assunto sob diferentes perspectivas. Levarei algumas embalagens de produtos diferentes para mostrá-las às participantes e explicar que não basta, para um produto, ser bom, precisando também ser atraente aos olhos dos consumidores. Nesse sentido, mostrarei formas diversas de agregar valor aos itens vendidos e como torná-los visualmente melhores. O segundo ponto é frisar que uma embalagem também pode ser utilizada para falar sobre a imagem pessoal de quem a divulga ou comercializa, e nisso falaremos de roupas que comuniquem o que se deseja transmitir, conforme a característica do ofício. Além disso, a oficina também abordará a montagem de embalagens”, contou.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, frisou que essa capacitação é ofertada com o intuito de mostrar que as embalagens têm um poder significativo na comercialização de produtos. “As embalagens são responsáveis por atrair a atenção dos consumidores, proteger o conteúdo dos produtos e transmitir informações importantes, como a marca, o tipo de produto e os ingredientes utilizados, por exemplo. Uma embalagem bem projetada pode ser a diferença entre o consumidor escolher um produto ou não. Ela pode transmitir a qualidade e o valor do produto, além de agregar valor percebido ao item”, destacou.

De acordo com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a embalagem também tem a capacidade de criar uma comunicação direta com o consumidor, transmitindo valores e conceitos almejados pela marca. “Por exemplo, uma embalagem eco-friendly pode transmitir a mensagem de que a marca se preocupa com o meio ambiente, enquanto uma embalagem colorida e atraente pode transmitir a mensagem de que o produto é divertido e emocionante. Outro fator é que a embalagem pode ter papel importante na fidelização do cliente. Se for fácil de usar, esteticamente agradável e proteger de forma eficaz o conteúdo do produto, pode ser um fator determinante para o consumidor escolher novamente o mesmo item”, ressaltou.

O workshop “O encantamento das embalagens em datas comemorativas” integra o programa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres sobre oportunidades de empreender em datas comemorativas. Essa é a quinta atividade dessa nova agenda, que, em sua primeira edição, é voltada ao Mês dos Namorados. Ao todo, serão oito eventos em junho, com diferentes temáticas e sempre com inscrições gratuitas pelo Centro de Oficinas para Mulheres. A iniciativa terá outras edições ao longo do ano, aproveitando datas comemorativas, e a finalidade é proporcionar às mulheres londrinenses capacitações que as ajudem a adquirir novos conhecimentos e aprimorar seus empreendimentos, incrementando a renda.

Com N.Com.